Pular para o conteúdo

Yamaha inova ao utilizar materiais sustentáveis de origem vegetal nos componentes de seus jetskis

  • por
resina reforçada com nanofibra de celulose

A unidade de negócios da Yamaha Marine nos EUA começará a usar resina reforçada com nanofibra de celulose (CNF) derivada de plantas na produção de peças específicas para embarcações. Essa resina, desenvolvida pela Yamaha Motor Co., Ltd. em colaboração com a Nippon Paper Industries Corporation, representa um dos primeiros usos práticos de material sustentável no mundo para peças de embarcações.

As peças desenvolvidas com esse material serão instaladas em alguns modelos 2024 de motos aquáticas e motores de barcos esportivos da Yamaha. Essa utilização visa reduzir o dióxido de carbono emitido pela empresa, além de diminuir sua pegada ambiental.

“Estamos orgulhosos de fazer parte de uma empresa que busca proativamente soluções de sustentabilidade para seus produtos”, disse Ben Speciale, presidente da Yamaha US Marine Business Unit. “A Yamaha Motor inspirou as atividades da Yamaha US Marine Business Unit e aplaudiu o lançamento em 2019 do Yamaha Rightwaters™, nosso programa de sustentabilidade que busca recuperar, mitigar e limpar os plásticos que usamos, aumentar a pesquisa científica, melhorar o habitat e sequestrar o dióxido de carbono .”

A resina reforçada com nanofibra de celulose (CNF) é um novo material de alta resistência feito a partir da combinação da CNF, um material de biomassa feito de madeira, com resinas como o polipropileno. Além de ser 25% mais leve do que os materiais de resina existentes, essa resina é facilmente reciclável, o que reduz a quantidade de plástico utilizado e as emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono.

A Yamaha Motor tem fortalecido suas iniciativas de sustentabilidade, conforme anunciado no seu Plano de Gestão de Médio Prazo (2022-2024). A empresa continuará pesquisando e desenvolvendo tecnologias para contribuir com a sustentabilidade, incluindo a ampliação do uso da resina reforçada com CNF em outros produtos, como motocicletas e uma variedade de outros produtos.

Veja também:  Falando sobre Jetski: Por ChatGPT

Caso eu não tenha mencionado algo importante por favor escreva no campo de comentários ou entre em contato.que incluiremos no artigo.

Fonte:boatingindustry.com



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *