Pular para o conteúdo

Como remover pedras presas na hélice do jetski

  • por
Remover pedras presas na hélice

Fala Galera blz? Pode ser extremamente incômodo quando as pedras ficam presas na hélice do seu jetski. Isso pode afetar o desempenho e causar danos sérios, vamos falar um pouco sobre como remover pedras presas na hélice do  jetski.

Como remover pedras presas na hélice do jetski?

A chave para remover pedras presas na hélice de um jetski é acessar a grelha de captação localizada na parte inferior do jetski.

Como as pedras ficam presas nos jetskis?

O jetski suga a água que é enviada pelo eixo de transmissão e é expelida pela transmissão. Às vezes, as pedras e outros detritos são sugados para a grelha de entrada e passam pelo eixo de transmissão, chegando na hélice.

O que fazer se houver pedras presas na hélice do jetski?

É importante desligar o jetski imediatamente ao perceber as pedras presas na hélice. Se você continuar acelerando, poderá causar sérios danos na hélice e no motor.

Tente encontrar alguém que possa rebocá-lo até um local seguro, de solo firme. Uma vez nesse local, coloque o jetski em uma superfície elevada e seca, como um reboque/carretinha ou em um carrinho de armazenamento. Certifique-se de desligar completamente o jetski e remova a chave. Não tente conduzir o jetski para fora da água, pois isso pode causar mais danos.

Em seguida, pegue uma lanterna e uma barra de metal fina (Pode ser uma chave de fenda grande). Posicione-se abaixo do jetski onde você possa acessar a grelha de entrada

Insira cuidadosamente a barra de metal na grelha e tente remover as pedras. Uma lanterna pode ser útil para melhorar a visibilidade.

É muito importante não aplicar muita força ao empurrar a barra de metal, pois isso pode danificar a hélice. Se as pedras ainda estiverem presas, será necessário remover a grelha de entrada.

Veja também:  Falando sobre Jetski: Por ChatGPT

Remoção da grelha de captação

Felizmente, isso é relativamente simples e pode ser feito com uma chave de soquete. Os parafusos geralmente têm um tamanho de 10 a 12 mm, dependendo do modelo do jetski.

Após remover os parafusos, retire a grelha. Isso proporcionará um melhor acesso à parte traseira do rotor.

Tente inserir novamente a barra na extremidade do eixo de transmissão e tente retirar as pedras. Se isso não funcionar, será necessário remover a hélice. Fixe novamente a grelha de entrada ao jetski e, em seguida, dirija-se à parte traseira do jetski, onde a hélice está localizada.

Remoção da transmissão do jetski

A maioria das transmissão de jetski é fixada com 4 parafusos. Você pode removê-los facilmente com uma chave de soquete. Após a remoção, será mais fácil retirar as pedras na hélice. Talvez seja necessário girar levemente a hélice para ajudar na remoção das pedras. Sugiro o uso de luvas para evitar cortes nas bordas afiadas da hélice.

Desmontagem da hélice

Se as pedras ainda não saírem, será necessário desmontar a hélice. Se você não tiver muita experiência em mecânica de jetski, é recomendável levar o jetski a uma oficina e solicitar que eles façam isso.

Verifique cinta da hélice ou cinta da turbina.

Após remover as pedras, é importante inspecionar a hélice do seu jetski. Verifique se há lascas significativas na hélice. Se houver danos consideráveis, pode ser necessário substituir ou reparar/retificar a hélice. Uma hélice danificado/desbalanceada não proporcionará o máximo desempenho na água e pode reduzir significativamente a velocidade máxima e a eficiência de combustível do seu jetski.

Você também deve verificar a cinta da hélice ou cinta da turbina. Se estiver muito danificado, também deve ser substituído.

Veja também:  Yamaha inova ao utilizar materiais sustentáveis de origem vegetal nos componentes de seus jetskis

Por que é importante remover pedras presas na hélice imediatamente?

Muitas pessoas continuam usando o jetski mesmo quando há sujeira presa na hélice. Isso é terrível, pois pode causar danos significativos ao jetski. Mesmo que o jetski ainda esteja funcionando, a hélice não alcançará o desempenho máximo e vai começar a cavitar quando acelerado o jetski.

Como evitar que as pedras entrem no seu jetski

A principal maneira de não puxar pedras é evitar navegar em águas rasas. As pedras costumam entrar no jetski quando você se aproxima demais do fundo.

Se você ficar preso em águas rasas, desligue o motor do jetski. Isso evita que o jetski sugue água e impedirá que pedras e outros detritos sejam puxados para dentro. Desça do jetski e tente guiá-lo para águas mais profundas, caminhando na área.

Como saber se há pedras no seu jetski

Existem várias maneiras de descobrir se há pedras no seu jetski. Em primeiro lugar, você pode começar a ouvir um som de pedras batendo no eixo de transmissão ou na hélice do seu jetski.

Se uma pedra ficar presa na hélice, é provável que o jetski desligue. Se não desligar, provavelmente ficará com um desempenho muito lento. Na última vez em que tive rochas presas no meu jetski, ele quase não saia do lugar, só cavitava. Isso também pode acontecer se uma corda ficar presa no eixo transmissão do seu jetski.

Se você suspeitar que há pedras no seu jetski, é importante não colocar a mão ou outros objetos na hélice enquanto o jetski estiver ligado.

Conclusão

Pode ser muito frustrante quando você puxa pedra pro jetski. Embora seja possível reduzir as chances disso acontecer evitando águas rasas, às vezes é inevitável.

Veja também:  Como surgiu o Jet Clube Brasil?

A chave é agir rapidamente, desligando o jetski e levando-o para a terra firme. Na maioria dos casos, é possível remover as pedras ou as sujeiras ao retirar a grelha de captação de agua.

Caso eu não tenha mencionado algo importante por favor escreva no campo de comentários ou entre em contato.que incluiremos no artigo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *