Ícone do site Jet Clube Brasil – Clube do Jet Ski

Cinta da Turbina do Jetski, Polipropileno ou Inox ?

Cinta da Turbina

Cinta da Turbina

 

Fala Galera blz?

Hoje vamos falar da transmissão do jetski, mais precisamente da cinta da turbina. Originalmente fabricada em polipropileno uma espécie de “plástico” resistente que ajustada à hélice tem o papel de propulsionar o jetski.

Com o uso a tendência é o desgaste da cinta reduzindo a força de propulsão do jetski. Isso principalmente para quem navega em represas, onde o solo tem muitos detritos como pedras, galhos, tocos e etc.

Se a turbina suga algum desses detritos, eles serão expelidos pela hélice que, fabricada em aço inox, material mais rígido, exige maior desgaste da cinta.

O sintoma do desgaste é parecido com o carro quando está com a “embreagem patinando”, muitos utilizam o termo cavitando. “Meu jet está cavitando”, isso significa ele sai mais devagar e pode não desenvolver sua velocidade final.

A manutenção requer um profissional qualificado para desmonte da transmissão e a troca da cinta. Em alguns casos, a hélice também sofre desgaste e uma nova cinta precisa ser feita sob-medida, em casos extremos é necessário retificar a hélice, desempenando e afiando suas pás ou até mesmo trocando por uma nova.

Para substituir a cinta existem duas opções:

1 – Cinta Polipropileno;

2 – Cinta Inox;

Mas, fica a dúvida, qual vale mais a pena ?

Resposta: Impossível de saber. Não existe o certo ou errado, os degastes e danos são imprevisíveis, ambas funcionam muito bem e tem seus prós e contras. Vale a informação de que uma cinta de inox custa o dobro da polipropileno e uma hélice 5 vezes mais, talvez seja mais barato trocar várias cintas de polipropileno do que uma hélice completa.

“Minha experiência, na primeira vez que substitui a cinta troquei por uma de inox, o custo é bem maior e a promessa de durabilidade também. Mas, recentemente precisei desempenar e afiar às pás da hélice. Só essa manutenção teve o mesmo custo de duas cintas de polipropileno. Fico pensando que se desde a primeira vez tivesse trocado pela polipropileno quantas vezes seria preciso troca-la antes de ter reparado a hélice, talvez nenhuma.”

Caso eu não tenha mencionado algo importante por favor escreva no campo de comentários que incluiremos no post.

Sair da versão mobile